Menu fechado

Voluntários podem fazer a diferença durante a pandemia

Em tempos de crise, solidariedade faz toda a diferença. É um valor universal, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), e capaz de prover soluções coletivas para problemas globais. A pandemia de covid-19 é um destes episódios que demanda ações empáticas como a participação voluntária de profissionais de saúde no atendimento remoto à população por meio do aplicativo Saúde Digital MG Covid-19 – colocado à disposição pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sem custo para o usuário.

 

Os médicos, psicólogos e enfermeiros que quiserem integrar a Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais podem se inscrever pelo site http://rededevoluntariado.saude.mg.gov.br ou enviar email para telemedicina@saude.mg.gov.br. São duas horas semanais dedicadas ao atendimento via aplicativo. Além da teleconsulta os voluntários poderão emitir receitas, pedidos de exames, assinar atestados da mesma forma que fazem nas consultas habituais. “Estamos sempre aperfeiçoando as funcionalidades da ferramenta para que seja de boa usabilidade para os voluntários e para os pacientes”, frisou o assessor chefe de Parcerias em Saúde da SES-MG, Gian Gabriel.

Nazareth Ribeiro está à frente desse grupo como coordenadora dos psicólogos voluntários que atuam no Saúde Digital MG. Especialista em Neurociência, Cognição e Comportamento, Nazareth tem doutorado pela Rennes École Business Administration (França) e também é voluntária. “Todos nós, profissionais de Saúde, podemos contribuir. O momento pede generosidade e compaixão, que deve ser nossa premissa”, comenta.

Desde 2003 ela trabalha com atendimento a distância e, por conta desta experiência, fez palestras para os profissionais voluntários, orientando-os sobre os atendimentos via aplicativo. “Fazemos reuniões por grupos de whatsapp, também, onde abordamos o manejo do atendimento neste ambiente virtual”, explica Nazareth.

Para a psicóloga, resiliência e adaptabilidade fazem a diferença neste momento de crise mundial. “Por que não doar parte do meu tempo para este projeto?”, questiona Nazareth.

APP Saúde Digital

Desde que foi decretada a situação de emergência em saúde pública, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais vem desenvolvendo estratégias que visam melhorar o enfrentamento à pandemia. O APP Saúde Digital permite consultas on line gratuitas com médicos, psicólogos e enfermeiros sem necessidade de sair de casa. O Saúde Digital MG -Covid-19 pode ser baixado em dispositivos Android e IOS.

Uma pesquisa realizada com 1.926 cidadãos que utilizaram o aplicativo Saúde Digital MG Covid-19, disponibilizado gratuitamente pelo Governo de Minas, aponta que os usuários estão satisfeitos com o serviço. O questionário, aplicado após o atendimento pelo próprio aplicativo, colheu comentários de avaliação da plataforma.

Em resposta à consulta realizada com o médico, a paciente M. A. relatou que teve certa dificuldade para usar a plataforma e que, imediatamente, o médico ligou para ela e a orientou. “Parabéns ao doutor e à iniciativa do governo. O serviço é muito prático e de uma eficiência fora do comum”, comentou M.A.

O aplicativo está em uso desde maio de 2020, com tecnologia cedida pela empresa Techtools. Qualquer residente em Minas Gerais pode passar por consulta médica, ter atendimento psicológico e acompanhamento com enfermeiros, caso tenha sintomas e/ou suspeitas de contaminação pelo coronavírus, sem sair de casa.

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, “o aplicativo contribui com a orientação de distanciamento social e alivia a pressão sobre as unidades do sistema de Saúde. A plataforma pode ser utilizada por todos; mesmo quem não tem acesso à tecnologia pode ser cadastrado por alguém que tenha celular”, reforça.

A plataforma também dispõe do Retorno Covid, botão pelo qual o paciente agenda o retorno da consulta, em casos de necessidade identificada pelo médico. Outro recurso da plataforma é o Rastreamento de Contatos, ou Contact Tracing, que monitora, por 14 dias, indivíduos que tiveram contato com pessoas suspeitas ou positivadas para a covid-19.

Todas as ações são realizadas pela equipe de trabalhadores da Saúde, servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e pelos profissionais voluntários.